Scrum
Entre as metodologias ágeis, o Scrum é o tema mais recorrente nas questões entre 2021 e 2025.
O que é?
Scrum é um framework leve, simples de entender e extremamente difícil de dominar, para desenvolver e manter produtos complexos e adaptativos.
- Iterativo e incremental.
- Baseado no empirismo.
- Não é prescritivo.
Um dos principais focos é o levantamento de requisitos, que deve ser feito de maneira flexível e adaptável. Para isso, emprega-se o conceito de histórias de usuário.
Pilares
1) Transparência
Deve haver transparência dentro e fora da equipe, permitindo a qualquer pessoa compreender o que realmente está ocorrendo, ocasionando melhor comunicação e confiança.
2) Inspeção
Os usuários devem frequentemente inspecionar os artefatos produzidos e o progresso para detectar variações indesejáveis. A ideia aqui é identificar rapidamente qualquer desvio em relação à meta que deve ser atingida.
3) Adaptação
Se um inspetor determina que um ou mais aspectos de um processo desviou para fora dos limites aceitáveis, e que o produto resultado será inaceitável, o processo ou o artefato sendo produzido deve ser ajustado.
Valores
- Coragem - Os integrantes precisam ter coragem para fazer a coisa certa, removendo impedimentos.
- Foco - Focar no trabalho durante a sprint e nas metas.
- Comprometimento - Os integrantes são comprometidos. Envolvendo-se e não abandonando pela metade ou entregando sem qualidade.
- Respeito - O objetivo é manter a colaboração, a integração e o bom ambiente de trabalho.
- Abertura - Os integrantes devem poder ser francos, expor ideias e propostas mesmo que elas não sejam proveitosas. Momentos de debates, discussões e sugestões são ideais.
Scrum Team
- Product Owner
- Developers
- Scrum Master
Product Owner
O Product Owner é uma pessoa e, não, um comitê. Ele pode representar o desejo de um comitê no Product Backlog, mas aqueles que quiserem uma alteração nas prioridades dos itens de backlog devem convencer o Product Owner.
Responsabilidades
- Reponsável pela macro-gestão e pela gestão do produto.
- Maximizar o valor do produto e do trabalho dos desenvolvedores, sendo o único que pode gerenciar o Product Backlog.
- Pode delegar responsabilidades aos desenvolvedores, mas ainda será o responsável.
- É responsável por priorizar/ordenar os itens do Product Backlog e seleciona aqueles que serão implementados.
- Garantir o retorno sobre investimentos. ROI
- Expressar claramente os itens do Product Backlog.
- Garantir o Backlog do Produto seja visível, transparente, claro para todos e mostrar que a Equipe Scrum vai trabalhar a seguir.
- Garantir que os desenvolvedores entendam os itens do Produck Backlog no nível necessário.
Developers
Os Desenvolvedores consistem em profissionais que realizam o trabalho de entregar uma versão usável que potencialmente incrementa o produto “pronto” ao final de cada sprint.
Os Desenvolvedores só respondem ao Product Owner. Além disso, só ele pode cancelar uma sprint.
Tipicamente entre 3 a 9 pessoas
- A equipe costuma ser multifuncional e auto-gerenciada.
- Orientada à excelência técnica.
- Focado nas metas estabelecidas pelo PO.
Multidisciplinar
O time possui em seus membros todas as habilidades necessárias para o desenvolvimento.
Tarefas
- Planejar o trabalho técnico.
- Desenvolvimento: Programação, testes, documentação, etc.
- Alcançar as metas propostas pelo PO.
- Identificar e informar impedimentos.
Impedimentos são barreiras ou obstáculos que dificultam significamente o trabalho.
Scrum Master
O Scrum Master é responsável por garantir que o Scrum seja entendido e aplicado!
O Scrum Master é um servo-líder para a Equipe Scrum.
Resolve conflitos e promove mudanças necessárias. Competente em Soft Skills(habilidades interpessoais)
Responsabilidades
- Responsável pela gestão de pessoas e gestão do processo.
- Ele deve garantir que o Scrum seja entendido e aplicado. O Scrum Master faz isso para garantir que a equipe Scrum adere à teoria, práticas e regras do Scrum.
- O Scrum Master ajuda aqueles que estão fora da Equipe Scrum a entender quais as suas interações com a Equipe Scrum são úteis e quais não são.
- O Scrum Master ajuda todos a mudarem estas interações para maximizar o valor criado pela Equipe.
Product Backlog
Trata-se de uma lista ordenada (por valor, risco, prioridade, entre outros) de requisitos ou funcionalidades que o produto deve conter criada pela Equipe Scrum e gerenciada pelo Product Owner.
- É dinâmico, sofre constantas modificações desde que não afete as metas das sprints.
- Detalhado progressivamente – Os itens do topo são mais detalhados, enquanto os do final podem ser ajustados depois.
Comprometimento: Meta do Produto.
Pode conter: Necessidades, questões arquiteturais, melhorias e correções.
Os itens que estão na parte superiores são prioritários.
Características
- Ordenado: Por grau de importância. Necessidade, risco, tecnologia, ROI.
- Dinâmico: Atualizado constantemente e gradualmente detalhado.
- Planejável: Cada item tem uma estimativa de esforço.
Story Points
É uma unidade relativade tempo usada no Scrum para estimar o esforço necessário para completar uma tarefa ou item do Product Backlog.
🔹 Baseiam-se na complexidade, risco e tempo relativo, não em horas exatas.
🔹 Usam escalas como Fibonacci (1, 2, 3, 5, 8...) para facilitar comparações.
Um desenvolvedor provavelmente responderia assim ao ser perguntado sobre um prazo baseado em Story Points:
🗣️ "Essa funcionalidade está estimada em 8 Story Points. Considerando a nossa velocidade média de 20 pontos por Sprint (2 semanas), devemos concluí-la em aproximadamente 4 a 5 dias, mas pode variar dependendo de bloqueios ou ajustes."
💡 Explicação:
- Ele não dá um prazo exato em dias, mas uma estimativa baseada na velocidade do time.
- Indica possíveis variáveis que podem impactar a entrega.
- O foco é na capacidade da equipe, não em um número fixo de horas ou dias. 🚀
Sprint Backlog
O Sprint Backlog é o conjunto de itens selecionados para serem implementados durante a sprint mais o plano para transformá-los em um incremento.
O product backlog é uma lista ordenada dos requisitos ou funcionalidades que o software deverá possuir.
O sprint backlog é uma lista de tarefas a serem executadas durante uma sprint (Não de todo o projeto).
📝 O QUE É?
É um subconjunto do Product Backlog, contendo apenas os itens que o time se compromete a entregar na Sprint atual.
🔹 Criado e gerenciado pelo Time de Desenvolvimento
🔹 Selecionado no Sprint Planning
🔹 Focado no curto prazo (uma Sprint de 1 a 4 semanas)
🔹 Pode mudar dentro da Sprint se necessário, mas sem alterar a meta principal
🔍 Exemplo prático:
Se sua Sprint de estudos dessa semana for "Dominar Direito Constitucional", seu Sprint Backlog pode conter:
✅ Aula sobre Separação dos Poderes
✅ Exercícios sobre Poder Legislativo
✅ Resumo de controle de constitucionalidade
Ou seja, Product Backlog é o plano macro, Sprint Backlog é o plano da Sprint.
🔥 Resumo fácil para provas Cebraspe:
Característica | Product Backlog | Sprint Backlog |
---|---|---|
Escopo | Longo prazo (todo o produto) | Curto prazo (Sprint atual) |
Responsável | Product Owner | Time de Desenvolvimento |
Mudanças | Pode ser alterado a qualquer momento | Pode mudar dentro da Sprint, mas sem mudar a meta |
Finalidade | Orienta o desenvolvimento do produto | Define o trabalho da Sprint |
💡 Dica para lembrar:
- Product Backlog = Lista de desejos (tudo o que queremos no produto).
- Sprint Backlog = Lista de tarefas da Sprint (o que faremos agora).
Product Increment
É a soma de todos os itens do Backlog do Produto completados durante a Sprint e o valor dos incrementos de todas as sprints anteriores – sendo validado como “pronto”.
Incremento não é release. O PO decide se lança ou não o incremente como release.
Sprint Goal
A Meta da Sprint é o objetivo principal que o Time Scrum quer alcançar ao final da Sprint.
É definida no Sprint Planning.
A Meta da Sprint resume o propósito da Sprint, enquanto o Sprint Backlog detalha como isso será feito.
Observação: Não é numérica ou um conjunto de itens / Não deve mudar durante a Sprint.
No entanto, ela pode ser cancelada.
Definition of Done
A definição de pronto é um acordo formal entre PO e Developers.
Define quando o trabalho realmente está pronto.
São critérios acordados de antemão para garantir a transparência.
Sprint Burn-Down
Gráfico de acompanhamento para visualizar o progresso no trabalho.
Eixo Y: Indica as tarefas a serem realizadas.
Eixo X: Indica a linha cronológica.
Os pontos em que a linha azul está abaixo do estimado, seria que os desenvolvedores estão adiantados.
Sprint
É uma iteração de trabalho no Scrum, com uma duração fixa, geralmente entre 1 a 4 semanas, durante a qual o Time Scrum trabalha para criar um incremento de produto pronto que agregue valor.
Uma Sprint é uma iteração de trabalho no Scrum, com uma duração fixa, geralmente entre 1 a 4 semanas, durante a qual o Time Scrum trabalha para criar um incremento de produto pronto que agregue valor.
📌 Características de uma Sprint:
🔹 Duração fixa: Uma Sprint dura entre 1 a 4 semanas, e sempre tem o mesmo tamanho ao longo do projeto.
🔹 Foco no incremento: O objetivo é entregar um produto que seja funcional ao final da Sprint.
🔹 Sem mudanças durante a Sprint: O escopo da Sprint não pode ser alterado durante sua execução, garantindo foco total na Meta da Sprint.
🔹 Começo e fim definidos: Cada Sprint começa no Sprint Planning e termina na Sprint Review e Sprint Retrospective.
🔹 Repetição contínua: Cada Sprint é seguida de outra, em ciclos contínuos, até que o produto esteja completo.
Sprint Planning
O Sprint Planning é uma das cerimônias do Scrum e acontece no início de cada Sprint com todo scrum team.
🎯 Objetivos:
- Definir o que será entregue no final da Sprint (Meta da Sprint).
- Planejar como o time vai realizar o trabalho necessário para alcançar a meta e entregar um incremento funcional do produto.
O time responde a três perguntas principais:
- O que podemos alcançar nesta Sprint? (Definir a Meta da Sprint)
- Como vamos alcançar a Meta? (Planejar as atividades)
- Quanto trabalho podemos comprometer? (Estimativa da capacidade do time).
📌 Como funciona o Sprint Planning?
1️⃣ Definir a Meta da Sprint (Sprint Goal): O Product Owner apresenta o que precisa ser feito no Product Backlog e ajuda a definir o objetivo da Sprint.
2️⃣ Selecionar itens do Product Backlog: O Time Scrum, com base na prioridade do Product Owner, escolhe os itens que serão trabalhados.
3️⃣ Planejar o trabalho: O Time de Desenvolvimento detalha como os itens selecionados serão desenvolvidos durante a Sprint. Isso pode incluir dividir tarefas grandes em tarefas menores.
🕒 Duração do Sprint Planning:
- O Sprint Planning deve ser timeboxed (ter um tempo fixo), com a duração máxima de 8 horas para uma Sprint de 1 mês. Para Sprints mais curtas, o tempo de planejamento é reduzido proporcionalmente.
💡 Resumo fácil:
Sprint Planning = Planejamento do trabalho a ser feito na Sprint, com Meta da Sprint definida e tarefas planejadas.
Planning Poker
O Scrum Poker (ou Planning Poker) é utilizado durante o Sprint Planning, especificamente na fase de estimativa do esforço das tarefas do Product Backlog.
🔹 O time analisa os itens do Product Backlog que podem entrar na Sprint.
🔹 Cada membro usa cartas numeradas (ex.: sequência de Fibonacci: 1, 2, 3, 5, 8…) para estimar a complexidade de cada tarefa.
🔹 Após revelar as cartas, o time discute discrepâncias e chega a um consenso.
Objetivo: Garantir uma estimativa mais precisa e colaborativa para planejar a Sprint.
Um simulador para ajudar no entendimento:
https://planningpokeronline.com
Significados
🔹 0 → Tarefa trivial, sem esforço significativo.
🔹 1, 2, 3 → Baixa complexidade, fácil de implementar.
🔹 5, 8 → Complexidade média, exige mais tempo e análise.
🔹 13, 21, 34 → Alta complexidade, pode precisar ser dividida.
🔹 ∞ (infinito) → Muito grande, precisa ser refinada.
🔹 ? (interrogação) → Falta de informação para estimar.
🔹 ☕ (café) → Pausa antes de continuar a estimativa.
Daily Scrum
Reunião diária curta pelos developers.
O objetivo é inspecionar o progresso em diretção à meta do sprint e adaptar o sprint backlog conforme necessário, ajustando o próximo trabalho planejado.
A presença do Scrum Master não é obgrigatória.
Participantes: Developers
Quando: Diariamente durante a Sprint.
Duração: Máximo de 15 minutos.
Saída: Feedback para próximo dia de trabalho.
Sprint Review
- Demonstração informal de um demo funcional do produto.
- As expectativas são alinhadas com os interessados.
O propósito da Sprint Review é inspecionar o resultado da Sprint e determinar as adaptações futuras.
Objetivo: Inspecionar o incremento do produto.
Quando: No último dia de cada Sprint.
Duração: Máxima, de 4 horas propocional a uma Sprint de quatro semanas.
Participantes: Todos
Saída: Visibilidade sobre o incremento do produto.
Sprint Retrospective
É a última cerimônia do Scrum, realizada ao final de cada Sprint, para que o time reflita sobre o que funcionou bem, o que pode melhorar e como evoluir no próximo ciclo.
Avalia o processo.
São inspecionados: Comportamentos, práticas, dinâmicas, ferramentas, etc.
Não se deve:
- Identificar melhorias no produto. Isso é da Sprint Review
- Buscar culpados.
Objetivo: Melhoria contínua dos processos de trabalho.
Quando: Último dia de cada sprint, após o Sprint Review.
Duração: Máxima, de 3 horas proporcional a Sprints de 4 semanas.
Participantes: Todos.
Saída: Propostas de melhoras nos processos de trabalho.