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Scrum

dica

Entre as metodologias ágeis, o Scrum é o tema mais recorrente nas questões entre 2021 e 2025.

O que é?

Scrum é um framework leve, simples de entender e extremamente difícil de dominar, para desenvolver e manter produtos complexos e adaptativos.

  • Iterativo e incremental.
  • Baseado no empirismo.
  • Não é prescritivo.

Um dos principais focos é o levantamento de requisitos, que deve ser feito de maneira flexível e adaptável. Para isso, emprega-se o conceito de histórias de usuário.

Pilares

1) Transparência

Deve haver transparência dentro e fora da equipe, permitindo a qualquer pessoa compreender o que realmente está ocorrendo, ocasionando melhor comunicação e confiança.

2) Inspeção

Os usuários devem frequentemente inspecionar os artefatos produzidos e o progresso para detectar variações indesejáveis. A ideia aqui é identificar rapidamente qualquer desvio em relação à meta que deve ser atingida.

3) Adaptação

Se um inspetor determina que um ou mais aspectos de um processo desviou para fora dos limites aceitáveis, e que o produto resultado será inaceitável, o processo ou o artefato sendo produzido deve ser ajustado.

Valores

- Coragem - Os integrantes precisam ter coragem para fazer a coisa certa, removendo impedimentos.
- Foco - Focar no trabalho durante a sprint e nas metas.
- Comprometimento - Os integrantes são comprometidos. Envolvendo-se e não abandonando pela metade ou entregando sem qualidade.
- Respeito - O objetivo é manter a colaboração, a integração e o bom ambiente de trabalho.
- Abertura - Os integrantes devem poder ser francos, expor ideias e propostas mesmo que elas não sejam proveitosas. Momentos de debates, discussões e sugestões são ideais.

Scrum Team

  • Product Owner
  • Developers
  • Scrum Master

Product Owner

O Product Owner é uma pessoa e, não, um comitê. Ele pode representar o desejo de um comitê no Product Backlog, mas aqueles que quiserem uma alteração nas prioridades dos itens de backlog devem convencer o Product Owner.

Responsabilidades

  • Reponsável pela macro-gestão e pela gestão do produto.
  • Maximizar o valor do produto e do trabalho dos desenvolvedores, sendo o único que pode gerenciar o Product Backlog.
  • Pode delegar responsabilidades aos desenvolvedores, mas ainda será o responsável.
  • É responsável por priorizar/ordenar os itens do Product Backlog e seleciona aqueles que serão implementados.
  • Garantir o retorno sobre investimentos. ROI
  • Expressar claramente os itens do Product Backlog.
  • Garantir o Backlog do Produto seja visível, transparente, claro para todos e mostrar que a Equipe Scrum vai trabalhar a seguir.
  • Garantir que os desenvolvedores entendam os itens do Produck Backlog no nível necessário.

Developers

Os Desenvolvedores consistem em profissionais que realizam o trabalho de entregar uma versão usável que potencialmente incrementa o produto “pronto” ao final de cada sprint.
Os Desenvolvedores só respondem ao Product Owner. Além disso, só ele pode cancelar uma sprint.

Tipicamente entre 3 a 9 pessoas

  • A equipe costuma ser multifuncional e auto-gerenciada.
  • Orientada à excelência técnica.
  • Focado nas metas estabelecidas pelo PO.

Multidisciplinar
O time possui em seus membros todas as habilidades necessárias para o desenvolvimento.

Tarefas

  • Planejar o trabalho técnico.
  • Desenvolvimento: Programação, testes, documentação, etc.
  • Alcançar as metas propostas pelo PO.
  • Identificar e informar impedimentos.

Impedimentos são barreiras ou obstáculos que dificultam significamente o trabalho.

Scrum Master

O Scrum Master é responsável por garantir que o Scrum seja entendido e aplicado!

O Scrum Master é um servo-líder para a Equipe Scrum.

Resolve conflitos e promove mudanças necessárias. Competente em Soft Skills(habilidades interpessoais)

Responsabilidades

  • Responsável pela gestão de pessoas e gestão do processo.
  • Ele deve garantir que o Scrum seja entendido e aplicado. O Scrum Master faz isso para garantir que a equipe Scrum adere à teoria, práticas e regras do Scrum.
  • O Scrum Master ajuda aqueles que estão fora da Equipe Scrum a entender quais as suas interações com a Equipe Scrum são úteis e quais não são.
  • O Scrum Master ajuda todos a mudarem estas interações para maximizar o valor criado pela Equipe.

Product Backlog

Trata-se de uma lista ordenada (por valor, risco, prioridade, entre outros) de requisitos ou funcionalidades que o produto deve conter criada pela Equipe Scrum e gerenciada pelo Product Owner.

  • É dinâmico, sofre constantas modificações desde que não afete as metas das sprints.
  • Detalhado progressivamente – Os itens do topo são mais detalhados, enquanto os do final podem ser ajustados depois.

Comprometimento: Meta do Produto.

Pode conter: Necessidades, questões arquiteturais, melhorias e correções.

Backlog do Produto

Os itens que estão na parte superiores são prioritários.

Características

  • Ordenado: Por grau de importância. Necessidade, risco, tecnologia, ROI.
  • Dinâmico: Atualizado constantemente e gradualmente detalhado.
  • Planejável: Cada item tem uma estimativa de esforço.

Story Points

É uma unidade relativade tempo usada no Scrum para estimar o esforço necessário para completar uma tarefa ou item do Product Backlog.

🔹 Baseiam-se na complexidade, risco e tempo relativo, não em horas exatas.
🔹 Usam escalas como Fibonacci (1, 2, 3, 5, 8...) para facilitar comparações.

Um desenvolvedor provavelmente responderia assim ao ser perguntado sobre um prazo baseado em Story Points:

🗣️ "Essa funcionalidade está estimada em 8 Story Points. Considerando a nossa velocidade média de 20 pontos por Sprint (2 semanas), devemos concluí-la em aproximadamente 4 a 5 dias, mas pode variar dependendo de bloqueios ou ajustes."

💡 Explicação:

  • Ele não dá um prazo exato em dias, mas uma estimativa baseada na velocidade do time.
  • Indica possíveis variáveis que podem impactar a entrega.
  • O foco é na capacidade da equipe, não em um número fixo de horas ou dias. 🚀

Sprint Backlog

O Sprint Backlog é o conjunto de itens selecionados para serem implementados durante a sprint mais o plano para transformá-los em um incremento.

cuidado

O product backlog é uma lista ordenada dos requisitos ou funcionalidades que o software deverá possuir.
O sprint backlog é uma lista de tarefas a serem executadas durante uma sprint (Não de todo o projeto).

📝 O QUE É?

É um subconjunto do Product Backlog, contendo apenas os itens que o time se compromete a entregar na Sprint atual.

🔹 Criado e gerenciado pelo Time de Desenvolvimento
🔹 Selecionado no Sprint Planning
🔹 Focado no curto prazo (uma Sprint de 1 a 4 semanas)
🔹 Pode mudar dentro da Sprint se necessário, mas sem alterar a meta principal

🔍 Exemplo prático:

Se sua Sprint de estudos dessa semana for "Dominar Direito Constitucional", seu Sprint Backlog pode conter:

✅ Aula sobre Separação dos Poderes
✅ Exercícios sobre Poder Legislativo
✅ Resumo de controle de constitucionalidade

Ou seja, Product Backlog é o plano macro, Sprint Backlog é o plano da Sprint.


🔥 Resumo fácil para provas Cebraspe:

CaracterísticaProduct BacklogSprint Backlog
EscopoLongo prazo (todo o produto)Curto prazo (Sprint atual)
ResponsávelProduct OwnerTime de Desenvolvimento
MudançasPode ser alterado a qualquer momentoPode mudar dentro da Sprint, mas sem mudar a meta
FinalidadeOrienta o desenvolvimento do produtoDefine o trabalho da Sprint

💡 Dica para lembrar:

  • Product Backlog = Lista de desejos (tudo o que queremos no produto).
  • Sprint Backlog = Lista de tarefas da Sprint (o que faremos agora).

Product Increment

É a soma de todos os itens do Backlog do Produto completados durante a Sprint e o valor dos incrementos de todas as sprints anteriores – sendo validado como “pronto”.

cuidado

Incremento não é release. O PO decide se lança ou não o incremente como release.

Sprint Goal

A Meta da Sprint é o objetivo principal que o Time Scrum quer alcançar ao final da Sprint.

É definida no Sprint Planning.
A Meta da Sprint resume o propósito da Sprint, enquanto o Sprint Backlog detalha como isso será feito.

Observação: Não é numérica ou um conjunto de itens / Não deve mudar durante a Sprint.

No entanto, ela pode ser cancelada.

Definition of Done

A definição de pronto é um acordo formal entre PO e Developers.

Define quando o trabalho realmente está pronto.
São critérios acordados de antemão para garantir a transparência.

Sprint Burn-Down

Gráfico de acompanhamento para visualizar o progresso no trabalho.

burndown

Eixo Y: Indica as tarefas a serem realizadas.
Eixo X: Indica a linha cronológica.

Os pontos em que a linha azul está abaixo do estimado, seria que os desenvolvedores estão adiantados.


Sprint

É uma iteração de trabalho no Scrum, com uma duração fixa, geralmente entre 1 a 4 semanas, durante a qual o Time Scrum trabalha para criar um incremento de produto pronto que agregue valor.

Uma Sprint é uma iteração de trabalho no Scrum, com uma duração fixa, geralmente entre 1 a 4 semanas, durante a qual o Time Scrum trabalha para criar um incremento de produto pronto que agregue valor.

📌 Características de uma Sprint:

🔹 Duração fixa: Uma Sprint dura entre 1 a 4 semanas, e sempre tem o mesmo tamanho ao longo do projeto.
🔹 Foco no incremento: O objetivo é entregar um produto que seja funcional ao final da Sprint.
🔹 Sem mudanças durante a Sprint: O escopo da Sprint não pode ser alterado durante sua execução, garantindo foco total na Meta da Sprint.
🔹 Começo e fim definidos: Cada Sprint começa no Sprint Planning e termina na Sprint Review e Sprint Retrospective.
🔹 Repetição contínua: Cada Sprint é seguida de outra, em ciclos contínuos, até que o produto esteja completo.

Sprint Planning

O Sprint Planning é uma das cerimônias do Scrum e acontece no início de cada Sprint com todo scrum team.

🎯 Objetivos:

  • Definir o que será entregue no final da Sprint (Meta da Sprint).
  • Planejar como o time vai realizar o trabalho necessário para alcançar a meta e entregar um incremento funcional do produto.

O time responde a três perguntas principais:

  1. O que podemos alcançar nesta Sprint? (Definir a Meta da Sprint)
  2. Como vamos alcançar a Meta? (Planejar as atividades)
  3. Quanto trabalho podemos comprometer? (Estimativa da capacidade do time).

📌 Como funciona o Sprint Planning?

1️⃣ Definir a Meta da Sprint (Sprint Goal): O Product Owner apresenta o que precisa ser feito no Product Backlog e ajuda a definir o objetivo da Sprint.

2️⃣ Selecionar itens do Product Backlog: O Time Scrum, com base na prioridade do Product Owner, escolhe os itens que serão trabalhados.

3️⃣ Planejar o trabalho: O Time de Desenvolvimento detalha como os itens selecionados serão desenvolvidos durante a Sprint. Isso pode incluir dividir tarefas grandes em tarefas menores.

🕒 Duração do Sprint Planning:

  • O Sprint Planning deve ser timeboxed (ter um tempo fixo), com a duração máxima de 8 horas para uma Sprint de 1 mês. Para Sprints mais curtas, o tempo de planejamento é reduzido proporcionalmente.

💡 Resumo fácil:
Sprint Planning = Planejamento do trabalho a ser feito na Sprint, com Meta da Sprint definida e tarefas planejadas.

Planning Poker

O Scrum Poker (ou Planning Poker) é utilizado durante o Sprint Planning, especificamente na fase de estimativa do esforço das tarefas do Product Backlog.

🔹 O time analisa os itens do Product Backlog que podem entrar na Sprint.
🔹 Cada membro usa cartas numeradas (ex.: sequência de Fibonacci: 1, 2, 3, 5, 8…) para estimar a complexidade de cada tarefa.
🔹 Após revelar as cartas, o time discute discrepâncias e chega a um consenso.

Objetivo: Garantir uma estimativa mais precisa e colaborativa para planejar a Sprint.

Um simulador para ajudar no entendimento:

https://planningpokeronline.com

Significados

🔹 0 → Tarefa trivial, sem esforço significativo.
🔹 1, 2, 3 → Baixa complexidade, fácil de implementar.
🔹 5, 8 → Complexidade média, exige mais tempo e análise.
🔹 13, 21, 34 → Alta complexidade, pode precisar ser dividida.
🔹 ∞ (infinito) → Muito grande, precisa ser refinada.
🔹 ? (interrogação) → Falta de informação para estimar.
🔹 ☕ (café) → Pausa antes de continuar a estimativa.

Daily Scrum

Reunião diária curta pelos developers.

O objetivo é inspecionar o progresso em diretção à meta do sprint e adaptar o sprint backlog conforme necessário, ajustando o próximo trabalho planejado.

A presença do Scrum Master não é obgrigatória.

Participantes: Developers
Quando: Diariamente durante a Sprint.
Duração: Máximo de 15 minutos.
Saída: Feedback para próximo dia de trabalho.

Sprint Review

  • Demonstração informal de um demo funcional do produto.
  • As expectativas são alinhadas com os interessados.

O propósito da Sprint Review é inspecionar o resultado da Sprint e determinar as adaptações futuras.

Objetivo: Inspecionar o incremento do produto.
Quando: No último dia de cada Sprint.
Duração: Máxima, de 4 horas propocional a uma Sprint de quatro semanas.
Participantes: Todos
Saída: Visibilidade sobre o incremento do produto.

Sprint Retrospective

É a última cerimônia do Scrum, realizada ao final de cada Sprint, para que o time reflita sobre o que funcionou bem, o que pode melhorar e como evoluir no próximo ciclo.

Avalia o processo.

São inspecionados: Comportamentos, práticas, dinâmicas, ferramentas, etc.

Não se deve:

  • Identificar melhorias no produto. Isso é da Sprint Review
  • Buscar culpados.

Objetivo: Melhoria contínua dos processos de trabalho.
Quando: Último dia de cada sprint, após o Sprint Review.
Duração: Máxima, de 3 horas proporcional a Sprints de 4 semanas.
Participantes: Todos.
Saída: Propostas de melhoras nos processos de trabalho.