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Morfologia

Conceito

A morfologia é a parte da língua que se preocupa com estrutura e com a classificação dos vocábulos.

  1. Artigo: termo que particulariza o sentido de um substantivo.

Exemplos: o, a, um.

  1. Adjetivo: termos que caracteriza, qualifica ou indica a origem de outro termo.

Exemplos: verde, feio, francês.

  1. Advérbio: termo que imprime uma circunstância sobre um verbo, um adjetivo ou um advérbio.

Exemplos: mal, não.

  1. Conjunção: termo de função conectiva, que exprime uma relação de sentido.

Exemplos: e, mas.

  1. Interjeição: termo que indica estado emotivo momentâneo.

Exemplos: ai! Ufa!

  1. Numeral: termo que indica quantidade, posição, multiplicação ou fração.

Exemplos: dois, segundo.

  1. Preposição: termo de função conetiva, que exprime uma relação de regência.

Exemplos: de, com, para.

  1. Pronome: termo que substitui ou retoma algo no texto.

Exemplos: eu, cujo.

  1. Substantivo: termo que nomeia seres, conceitos ou ações na Língua.

Exemplos: fé, casa.

  1. Verbo: termo que exprime ação, estado, mudança de estado ou fenômeno natural.

Exemplos: estudar, estar, ficar, nevar.

dica

As classes destacadas são as mais importantes e recorrentes nas provas.
Vale lembrar que as grandes bancas, como FGV e Cebraspe, geralmente não cobram a classificação direta das classes, mas sim o conhecimento implícito de cada assunto para auxiliar na resolução das questões.

Artigo

É a palavra que define ou indefine um substantivo, particularizando-o.

Artigo

Classificação

Os artigos podem ser:

Definidos: definem um referente na sentença. São eles: o, a, os, as.
Indefinidos: indefinem um referente na sentença. São eles: um, uma, uns, umas.

a) Definição de termo:

  • Chamem o aluno.
    (Provavelmente, esse aluno já foi mencionado no texto)

  • Comprem a casa.
    (Já se sabe de qual casa estamos falando)

b) Indefinição do termo:

  • Chamem um aluno.
  • Comprem uma casa.

c) Generalização de termo:
– Aluno deve estudar. (Artigo não empregado)

d) Substantivar termo:
– O cantar / Um não.

e) Destaque de termo:
– João é “o” analista.

f) Uso com todo:
– Esse é um problema em todo país. (Conjunto dos países)
– Esse é um problema em todo o país. (O país em sua totalidade)


Adjetivo

Termo que indica característica, qualidade ou a origem de determinado elemento.

Exemplo: Minha caneta é bonita, azul e alemã.

Bonita (qualidade)
Azul (característica)
Alemã (origem)

Observação: A qualidade pode variar conforme a opinião de cada pessoa e característica é algo fixo.

Classificação pela expressão:

a) Adjetivo explicativo: indica uma qualidade que já pertence ao substantivo.

Fogo quente / homem mortal / água molhada.

b) Adjetivo restritivo: indica uma qualidade nova, que restringe a categoria do substantivo.

Aluno estudioso / homem honesto / dia ensolarado.

Classificação pela formação:

a) Simples: romano, amarelo.
b) Composto: greco-romano, amarelo-canário.
c) Primitivo: bom, mau, magro, esbelto.
d) Derivado: bondoso, malévolo.

Diferença entre adjetivo e locução adjetiva:

Uma locução será sempre um conjunto de palavras que possui um sentido apenas.
Isso quer dizer que o adjetivo será uma só palavra, ao passo que a locução adjetiva é uma combinação de palavras com o sentido de um adjetivo.

Exemplos:

Turno matutino (adjetivo).
Turno da manhã (locução adjetiva).

Flexão dos adjetivos

Flexão, a primeiro plano, significa o modo como a palavra pode ser modificada. Esse é um assunto usual em concursos públicos, convém estudá-lo.

Gênero do adjetivo: há dois tipos de adjetivos nesse sentido.

a) Uniformes: possuem apenas uma forma.

Exemplo: feliz, fiel, distante, senil.

b) Biformes: possuem mais de uma forma.

Exemplo: belo(a), magro(a), apto(a).

Número do adjetivo: seguem as mesmas regras estabelecidas para a flexão dos substantivos simples.

Mau – Maus.
Trigueiro – Trigueiros.

Observação 1: substantivo na função de adjetivo - Invariável

Ternos cinza / Vestidos rosa / Gravatas musgo.

Observação 2: Adjetivo + Adjetivo

Usualmente o segundo elemento será flexionado, desde que ambos sejam adjetivos.
Se houver na formação um substantivo, o termo permanece invariável.

Exemplos:

  • Luta greco-romana / Lutas greco-romanas.
  • Calça verde-clara / Calças verde-claras.
  • Roupa amarelo-canário / Roupas amarelo-canário.

Exceções:
surdo-mudo (ambos flexionam) / pele-vermelha (ambos flexionam) / puro-sangue (ambos flexionam) azul-marinho, vermelho-sangue, azulceleste e ultravioleta (invariáveis).

Observação 3:

Palavra invariável + Adjetivo
Somente o último flexina.

Pessoa mal-educada / Pessoas mal-educadas
Esforço sobre-humano / Esforços sobre-humanos

Grau do adjetivo

  1. Comparativo – consiste na comparação de adjetivos para com substantivos ou para com outros adjetivos.
  • Inferioridade: menos ... (do) que. João é menos inteligente do que Paulo.
  • Igualdade: tão... quanto. João é tão inteligente quanto Paulo.
  • Superioridade: mais...(do) que. João é mais inteligente do que Paulo.
  1. Superlativo - consiste em reforçar uma característica em determinada sentença.

Relativo: reforço feito em relação a um grupo determinado.

  • De superioridade: o mais ... de / dentre. João é o mais inteligente dentre os candidatos.
  • De inferioridade: o menos ... de / dentre. João é o menos inteligente dentre os candidatos.

Absoluto: reforço total, desconsiderando um grupo.

  • Analítico (com auxílio de algum termo): João é muito inteligente.

  • Sintético (com o auxílio de sufixos): João é inteligentíssimo.

Posição do adjetivo e a mudança de sentido

A depender da posição do adjetivo em relação ao verbo, pode ocorrer mudança de sentido na sentença.

  • Grande homem (pessoa importante).
  • Homem grande (pessoa alta, corpulenta)

Advérbio

É a palavra invariável que imprime uma circunstância sobre um verbo, sobre um adjetivo ou sobre um advérbio.

Exemplos:

  • O analista do TJPA estudou muito.
  • Língua Portuguesa é muito interessante.
  • Minha prima canta muito bem.

Advérbios

Diferença entre Advérbio e Locução Adverbial

A distinção entre um advérbio e uma locução adverbial segue a mesma lógica da divisão entre um adjetivo e uma locução adjetiva = a quantidade de termos.

Vejamos alguns exemplos:

a) Ontem, eu fiz uma prova (a expressão destacada é um advérbio de tempo).
b) No dia anterior, fiz uma prova. (a expressão destacada é uma locução adverbial de tempo).
c) No dia mais importante do ano, fiz uma prova (a expressão destacada é uma locução adverbial de tempo).


Conjunção

É um termo de natureza conectiva que tem por função ligar elementos em uma sentença.
Nessa ligação, há uma relação de sentido que se impõe na frase.

1 – Coordenativas: são as conjunções que ligam termos, os quais não possuem dependência sintática entre si.

Exemplo:

  • Pedro comprou lápis e borracha.
  • Maria foi à praia, mas não entrou no mar.

Conjunção Coordenativas

2 - Subordinativas: são as conjunções que ligam termos de natureza sintática dependente.
Isso quer dizer que, em relação a uma oração principal, a subordinada poderá ser sujeito, objeto, predicativo, adjunto adverbial etc.

2.1 Substantivas: a Gramática define as palavras “que” e “se” como conjunções integrantes. (Sem carga semântica)
Recebem esse nome, porque elas integram a oração introduzida por elas à principal.

Exemplos:

  • Pedro diss que não faria a prova.
  • Eu não sei se Maria é jovem.
cuidado

Assunto bastante cobrado em provas!

2.2 Adverbiais: há nove tipos de conjunção subordinativa adverbial.
Cada uma indica uma relação semântica como se fosse um adjunto adverbial.

Conjunção Subordinativas

dica

As provas exigem o reconhecimento do sentido e a troca de elementos dentro das sentenças.

Interjeição

  • Palavra invariável.
  • Estamo emotivo momentâneo.

Ai!
Égua! Meu Deus!

Numeral

É a palavra que exprime uma noção de quantidade, posição, multiplicação ou divisão. A classificação dos numerais é a seguinte:

a) Cardinais (exprimem uma quantidade): dois, três, vinte.
b) Ordinais (exprimem uma posição): segundo, terceiro, vigésimo.
c) Multiplicativos (exprimem uma multiplicação): dobro, triplo, décuplo.
d) Fracionários (exprimem uma divisão): meio, terço, onze avos.

Preposição

Preposição é um termo de natureza conectiva, invariável, que opera uma relação de sentido no segmento em que aparece.

Diferentemente das conjunções, as preposições são empregadas por uma exigência, regência, da sentença (quer gramaticalmente, quer semanticamente). A depender da natureza da regência, a preposição pode indicar uma relação apenas de correção gramatical ou uma relação de manutenção de sentido.

Regência Verbal: As pessoas assistiram ao filme.
Regência Nominal: A habilidade com espadas era seu forte.

Classificação das preposições

Essenciais: são preposições por essência.

⚠️ É preciso decorar essa lista para que fique mais simples o estudo das preposições.

A, ante, até, após.
Com, contra.
De, desde.
Em, entre.
Para, per, por, perante,
Sem, sob, sobre,
Trás

Preposição Tirinha

Observe as preposições nas seguintes falas retidas da tirinha “Adoro fazer comida com o meu pai” e “Às vezes até a comida” exercem no contexto sentido de companhia e inclusão.

Semântica das preposições:

  • Eu lutei com Jonas.
  • Eu lutei contra Jonas.
  • Eu lutei sem Jonas.
  • Eu lutei por Jonas.
dica

As bancas costumam cobrar a substituição da preposição para verificar se haverá mudança de sentido.

Acidentais: são palavras que não nasceram como preposição e, em dado momento, foram passaram a ser empregadas na função de preposições.

Mediante
Salvo
Exceto
Menos
Fora
Tirante
Salvante
Segundo
Consoante

cuidado

"Segundo" e "consoante" também são conjunções conformativas, sendo necessário verificar o sentido na sentença.
Se estiverem associadas a um substantivo, funcionam como preposição; se estiverem associadas a um verbo, são conjunções.

Em uso:

  • Ela fará, salvo engano, a prova amanhã.
  • Fora Maria, todas as meninas entraram na sala.
  • Segundo o autor, era um direito de todos.

Locuções prepositivas

a fim de
à beira de
ao encontro de
uma vez de

Tabela de Preposições - Contração

Contrações

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Pronomes

cuidado

Pronomes são um assunto adorado por bancas como o Cebraspe e a FGV.

Pronomes são termos que servem para substituir ou retomar elementos dentro de uma sequência textual. Podem ser divididos em 7 categorias, a saber:

  • Pessoais.
  • De tratamento.
  • Demonstrativos.
  • Relativos.
  • Interrogativos.
  • Indefinidos.
  • Possessivos.

Classificação quanto à função:

a) Pronome substantivo.

Exemplo: Isso é incrível.

"Isso" está substituindo um substantivo (algo que foi mencionado anteriormente ou que se entende no contexto) e, portanto, atua como pronome substantivo.

b) Pronome ajetivo.

Exemplo: Minha casa é bonita.

"Minha" está qualificando o substantivo "casa", indicando a quem ela pertence, ou seja, ele não substitui o substantivo, apenas o modifica.


Pronomes Pessoais

Pessoa GramaticalRetosOblíquos ÁtonosOblíquos Tônicos
1ª SingularEuMemim, comigo
2ª SingularTuTeti, contigo
3ª Singularele, elaSesi, consigo
1ª PluralNósNosconosco
2ª PluralVósVosconvosco
3ª Pluraleles, elasse, os, as, lhessi, consigo

Função Sintática

  • Retos: Usualmente de sujeito.
  • Oblíquos: Usualmente de complemento ou de adjunto.

Explicação das funções sintáticas:

  • Função do sujeito: O Juiz mandou eu fazer.
  • Função de complemento: Comprei um presente e o dei para minha mãe.
  • Função de adjunto: A menina pegou-me a mão.
  • Com causativos e sensitivos(dupla função): O rapaz mandou-me ler o resultado.

Emprego de algumas formas:

a) Eu e tu x mim e ti - após a preposição essencial, emprega-se o nome do pronome do caso oblíquo.

  • Comprei um carro para mim.
  • Entre mim e ti, não há problemas.
  • Trouxe um livro para ti.

Se o pronome desempanhar a função de sujeito, usa-se o caso reto:

  • Comprei um carro para eu guiar.
  • Entre eu ficar e tu saíres, prefiro a primeiro opção.
  • Trouxe um livro para tu leres.

b) Si e consigo - São gormas reflexivas.

  • O Homem olha para si.
  • O mestre carrega a sabedoria consigo.

c) Conosco e convosco - Se vierem seguidos de uma expressão complementar, desdobram-se em "com nós" e "com vós":

  • Este trabalho é com nós mesmos.
    (correto, pois há "mesmos")

Errado seria dizer:
❌ Este trabalho é conosco mesmos.

d)“o” e “a” são formas pronominais diretas: ou seja, servem para retomar elementos que não são introduzidos por preposição em uma sentença.

Exemplo:

  • Eu vi o João ontem. → Eu o vi ontem.

**e)**é uma forma pronominal indireta, equivalente a “a ele ou a ela”: ou seja, substitui elemento que, na sentença, surge introduzido por uma preposição.

  • A empresa pagou o salário ao empregado.

  • A empresa pagou-o ao empregado. (substituição do objeto direto).

  • A empresa pagou-lhe o salário. (substituição do objeto indireto).

Emprego de “o” e “a” na ênclise (após verbos)

a) Se a palavra terminar em R, S ou Z, deve-se retirar a última letra e empregar –lo, -la, -los ou –las.

  • Prender o homem – Prendê-lo.
  • Fez a tarefa – Fê-la.

b) Se a palavra terminar em “Ão”, “Õe” ou “M”, deve-se empregar –no, -na, -nos, ou –nas.

  • Compram a casa – Compram-na.
  • Dão a notícia – Dão-na.

Pronomes de Tratamento

Os pronomes de tratamento são usados para se dirigir a pessoas de forma respeitosa, indicando grau de formalidade e hierarquia.

  • Vossa Excelência (V. Ex.ª) → Para altas autoridades, como presidente, governadores, senadores e ministros.
  • Vossa Senhoria (V. S.ª) → Usado em comunicações formais para autoridades de nível médio, como diretores e chefes de repartições públicas.
  • Vossa Magnificência (V. Mag.ª) → Tratamento formal para reitores de universidades.
  • Vossa Eminência (V. Em.ª) → Dirigido a cardeais da Igreja Católica.
  • Vossa Reverendíssima (V. Rev.ma) → Para religiosos de alta hierarquia.
  • Vossa Alteza (V. A.) → Para príncipes e duques.

Uso na Comunicação Direta e Indireta

  • Quando se fala diretamente com a pessoa: "Vossa Excelência poderia responder?"
  • Quando se fala sobre a pessoa: "Sua Excelência já respondeu."

Observações Importantes

  • Pronomes de tratamento concordam com a terceira pessoa:

    • Errado: "Vossa Excelência estás certo."
    • Certo: "Vossa Excelência está certo."

Pronomes demonstrativos

São pronomes que indicam algum referente pontuado no espaço, no tempo ou no texto.

MasculinoFemininoNeutroRetomada
EsteEstaIstoCatafórica (para frente)
EsseEssaIssoAnafórica (para trás)
AqueleAquelaAquiloDistante

Questão da Cebraspe em 2024 - FNDE

“Um ar-condicionado, por exemplo, em algumas regiões do país, não é questão de luxo. É uma condição que faz parte dessa estrutura mínima e digna para que a educação aconteça... A falta disso traz prejuízos drásticos tanto no aprendizado dos estudantes quanto no cotidiano dos profissionais da educação”.

A forma pronomial na contração "disso" remete a "estrutura mínima e digna".


Pronomes relativos

Os pronomes relativos substituem um termo anterior e introduzem uma oração subordinada adjetiva.
Eles podem exercer funções sintáticas dentro da oração.

Os principais pronomes relativos em português são:

  • Que → mais usado, pode substituir pessoas ou coisas.
  • Quem → refere-se apenas a pessoas.
  • O qual / A qual / Os quais / As quais → usados para evitar ambiguidade.
  • Cujo / Cuja / Cujos / Cujas → indica posse, sem o uso de artigo.
  • Onde → indica lugar (equivale a "em que").
  • Quanto / Quanta / Quantos / Quantas → usados após pronomes indefinidos como "tudo", "todo", etc.

Observe a regência verbal e nominal.

"Que" e "o qual" podem exigir preposição, dependendo do verbo:

  • A escola de que falei é ótima. ✅ (Verbo "falar de")
  • A escola que eu vi é ótima. ✅ (Verbo "ver" sem preposição)

"Cujo" indica posse e nunca vem acompanhado de artigo:

  • A mulher cujo filho estuda aqui chegou agora.
  • A mulher cujo o filho estuda aqui chegou agora. ❌ (Erro!)

Diferença entre “onde” e “em que”

  • "Onde" só deve ser usado para lugares:
    • A cidade onde nasci é pequena.
    • A teoria onde se baseia o estudo é interessante. ❌ (Use "em que")

Atenção às orações explicativas e restritivas

  • Com vírgula (explicativa): adiciona informação extra.
    • Os alunos, que estudam muito, passam no concurso. (Todos estudam muito.)
  • Sem vírgula (restritiva): define um grupo específico.
    • Os alunos que estudam muito passam no concurso. (Apenas os que estudam muito.)

Evite cacofonia e ambiguidade

  • A amiga da minha mãe, a qual me ajudou, é gentil. ✅ (Evita dúvida sobre quem ajudou)
  • A amiga da minha mãe que me ajudou é gentil. (Pode gerar ambiguidade)

🔹 Pronome Relativo "Que" → Substitui um termo e pode ser trocado por "o qual/a qual".
🔹 Conjunção Integrante "Que" → Liga duas orações e pode ser trocado por "isso". (não substitui um termo anterior)


Pronomes indefinidos

Os pronomes indefinidos são aqueles que fazem referência a seres ou coisas de forma vaga, imprecisa ou indeterminada. Eles podem exercer a função de substantivo ou adjetivo, dependendo do contexto.

1. Função de Substantivo
Quando o pronome indefinido substitui um substantivo, ele funciona como um termo independente na oração.

Exemplos:

✔️ Todos chegaram cedo. ("Todos" substitui um grupo de pessoas → função de substantivo)
✔️ Alguém ligou para você. ("Alguém" substitui uma pessoa indefinida → função de substantivo)
✔️ Tenho bastante tempo. ("bastantes" é um pronome indefinido com valor de quantidade)


2. Função de Adjetivo
Quando o pronome indefinido acompanha um substantivo, ele exerce função adjetiva, qualificando ou determinando o substantivo.

Exemplos:
✔️ Tenho pouca paciência para isso. ("Pouca" determina "paciência" → função de adjetivo)
✔️ Certas atitudes são inaceitáveis.* ("Certas" modifica "atitudes" → função de adjetivo)


Classificação
Eles podem ser classificados em variáveis (flexionam em gênero e número) e invariáveis (não sofrem variação).

✅ Variáveis (mudam em gênero e número)
🔹 Algum, alguma, alguns, algumas
🔹 Nenhum, nenhuma, nenhuns, nenhumas
🔹 Muito, muita, muitos, muitas
🔹 Pouco, pouca, poucos, poucas
🔹 Todo, toda, todos, todas
🔹 Outro, outra, outros, outras
🔹 Certo, certa, certos, certas
🔹 Vário, vária, vários, várias

📍 Exemplos:

✔️ Tenho muitos amigos. ("Muitos" concorda com "amigos" → variável)
✔️ Não vi nenhumas cadeiras na sala. ("Nenhumas" concorda com "cadeiras" → variável)

✅ Invariáveis (não mudam de forma)
🔹 Alguém, ninguém, tudo, nada, cada, outrem, qualquer, sempre, mais, menos, algo

Exemplos:

✔️ Alguém bateu na porta. (Sempre "alguém", sem variação)
✔️ Nada me incomoda. ("Nada" é sempre igual)

dica

"Todo o" significa "inteiro, completo, total".
Todo" (sem "o") significa "qualquer, qualquer um, qualquer tipo de".

Pronomes Possessivos

Os pronomes possessivos indicam posse ou pertencimento em relação às pessoas do discurso (1ª, 2ª ou 3ª pessoa). Eles concordam em gênero e número com a coisa possuída, e não com o possuidor.

Lista de pronomes possessivos

Pessoa do discursoSingularPlural
1ª pessoa (quem fala)meu, minhameus, minhas
2ª pessoa (com quem se fala)teu, tuateus, tuas
3ª pessoa (de quem se fala)seu, suaseus, suas
Tratamento formal (Vossa Senhoria, Vossa Excelência)vosso, vossavossos, vossas

Exemplos de uso

1ª pessoa (meu, minha, meus, minhas)

  • Meu carro quebrou. (O carro pertence a mim.)
  • Minhas ideias são inovadoras. (As ideias pertencem a mim.)

2ª pessoa (teu, tua, teus, tuas)

  • Onde está tua mochila? (A mochila pertence a "tu".)
  • Teus amigos já chegaram. (Os amigos pertencem a "tu".)

3ª pessoa (seu, sua, seus, suas)

  • Seu irmão ligou para você. (O irmão pertence a "ele" ou "ela".)
  • Suas decisões são importantes. (As decisões pertencem a "ele" ou "ela".)

Atenção: "seu" pode gerar ambiguidade!

✔️ Pedro encontrou João com seu carro.De quem é o carro? (De Pedro ou de João?)
✔️ Para evitar confusão, pode-se reescrever: Pedro encontrou João com o carro dele.


Pronomes Interrogativos

Os pronomes interrogativos são usados para formular perguntas diretas ou indiretas. Eles podem se referir a seres, coisas, quantidades ou características desconhecidas.

PronomeUsoExemplo
QuePergunta sobre coisas, ideias ou identificaçãoQue livro você está lendo?
QuemRefere-se a pessoasQuem te ligou ontem?
Qual / quaisEscolha entre opçõesQual é seu filme favorito?
Quanto / quanta / quantos / quantasPergunta sobre quantidade ou valorQuantos alunos vieram à aula?

🔹 Pergunta Direta → Vem com ponto de interrogação (?)
✔️ Quem chegou mais cedo?
✔️ Quanto custa essa bolsa?

🔹 Pergunta Indireta → Inserida dentro de outra oração, sem interrogação
✔️ Gostaria de saber quem chegou mais cedo.
✔️ Não sei quanto custa essa bolsa.

✔️ "Que" x "Qual""Que" é mais genérico, "qual" indica escolha.
✔️ "Quanto" pode variar em gênero e número(Quanto, quanta, quantos, quantas)
✔️ Pode ser usado em perguntas diretas e indiretas


Verbo

Verbo é a palavra que exprime a ideia de uma ação, de um estado, de uma mudança de estado ou de um fenômeno natural e que pode ser conjugada.

1. Relacional (Ou de ligação)

É o verbo que exprime noção de estado ou de mudança de estado.

  • Ser
  • Estar
  • Continuar
  • Andar
  • Parecer
  • Permanecer
  • Ficar
  • Tornar-se

Exemplo: A prova estava fácil.

Mas nem sempre isso acontece. Há casos em que ocorre a transpredicação verbal, que consiste – basicamente – em alterar o sentido do verbo, bem como sua natureza de expressão, ou seja, haverá mudança do tipo de verbo.

Exemplos:

João anda empolgado. (Verbo “andar” exprimindo o estado de João)
João anda lentamente. (Verbo “anda” exprimindo a ação de caminhar)

2. Nocional: é o verbo que exprime o sentido de ação ou de fenômeno natural.

a. Intransitivo: é o verbo que não necessita de um complemento.
Seu sentido se encerra no próprio verbo.

São exemplos de verbos intransitivos: viver, correr, crescer e germinar.

Exemplos: Aquela criança cresceu.

b. Transitivo: é o verbo que necessita de um complemento, pois "negocia" o seu sentido com o verbo em questão.
A depender da relação entre verbo e complemento, podemos dividir o verbo em três tipos.

I. Direto: verbo que necessita de um complemento, porém esse complemento não necessita de uma preposição, ou seja, possui uma relação “direta” do verbo para o complemento. São exemplos de verbos transitivos diretos os verbos: contar, ler e dizer.

Exemplo: O réu disse a verdade.

II. Indireto: verbo que necessita de um complemento, e esse complemento deve ser introduzido por uma preposição, ou seja, possui uma relação “indireta” do verbo para com o complemento. São exemplos de verbos transitivos indiretos os verbos: gostar, visar, aludir.

Exemplo: O concursando visava ao cargo mencionado.

III. Bitransitivo: verbo que necessita de dois tipos de complemento: um tipo deve ser direto; outro tipo deve ser indireto, por isso também pode ser chamado de verbo transitivo direto e indireto. São exemplos de verbos bitransitivos os verbos: dar, ceder, doar e pagar.

Exemplo: O gerente deu explicações ao funcionário.

Tempos e Modos Verbais

Modo Indicativo: é o modo em que as formas exprimem uma ideia de certeza. Seus tempos são:

a) Presente: amo, vendo, parto.
b) Pretérito perfeito: amei, vendi, parti.
c) Pretérito imperfeito: amava, vendia, partia.
d) Pretérito mais-que-perfeito: amara, vendera, partira.
e) Futuro do presente: amarei, venderei, partirei.
f) Futuro do pretérito: amaria, venderia, partiria.

Modo Subjuntivo: é o modo em que suas formas exprimem ideia de hipótese provável. Seus tempos são:

a) Presente (que): ame, venda, parta.
b) Pretérito imperfeito (se): amasse, vendesse, partisse.
c) Futuro (quando): amar, vender, partir.

Modo Imperativo: é o modo que exprime uma ideia de ordem, pedido ou súplica.

Não há primeira pessoa no imperativo.

Como montar as formas de Imperativo:

Afirmativo: é preciso retirar a forma da segunda pessoa do singular e da segunda pessoa do plural (provenientes do Presente do Indicativo), retirando a letra “s” do final da palavra. As demais formas advêm do Presente do Subjuntivo.

Negativo: basta utilizar a palavra “não” e somar aos elementos provenientes do Presente do Subjuntivo.

Formais Nominais

  1. Infinitivo: verbo terminado em –R. Amar, vender, partir.

AR = 1º conjugação. → ER = 2º conjugação. → IR = 3º CONJUGAÇÃO.

  1. Gerúndio: verbo terminado em –NDO. Amando, vendendo, partindo.
  2. Particípio: verbo terminado em –ADO / -IDO. Amado, vendido, partido.

Vozes Verbais

A noção de voz do verbo está relacionada à atitude que o verbo exprime quando empregado em uma sentença. É possível definir quatro vozes para os verbos na Língua Portuguesa. São elas:

Voz ativa: Que se caracteriza por possuir um sujeito agente, ou seja, que pratica uma ação.

  • Meu amigo aluga casas.

Voz passiva: Que se caracteriza por possuir um sujeito de natureza paciente, ou seja, que é alvo da ação do verbo.

– Analítica: que possui (usualmente) a seguinte estrutura – Sujeito Paciente + Locução Verbal + Agente da Passiva.

Exemplos: Casas são alugadas por meu amigo.

– Sintética (pronominal): que possui (usualmente) a seguinte estrutura – Verbo + pronome “se” + Sujeito Paciente.

Exemplos: Alugam-se casas.

Partícula Apassivadora

  • É a forma de utilizar o pronome “se” com o verbo na voz passiva, ou seja, recebendo a ação em vez de praticá-la.

Partícula Apassivadora = pronome apassivador "se" + verbo transitivo direto ou verbo transitivo direto e indireto.

Observação: Se o verbo for VTI = índice de indeterminação do sujeito.

As flores foram entregues.

O “se” será utilizado preferencialmente quando o agente da passiva - aquele que pratica a ação - não está determinado. Por outro lado, quando o agente estiver explícito, o uso do verbo “ser” será o mais adequado.

Voz reflexiva: Que apresenta um sujeito agente e, ao mesmo tempo, paciente. Isso quer dizer que a noção do verbo é executada pelo sujeito e o próprio sujeito a recebe.

Exemplo: A criança rabiscou-se com a caneta.

Voz recíproca: É semelhante à reflexiva, com a distinção de que aquela exige a identificação de mais de um elemento no sujeito e a ação deve exprimir mutualidade.

Exemplo: Os concorrentes se cumprimentaram.