Pular para o conteúdo principal

Liderança

A liderança envolve a habilidade para influenciar pessoas para que sejam alcançados determinados objetivos. Dentre os elementos da liderança, podemos citar: o poder, a influência e as pessoas.

Liderança é mostrar o caminho a ser seguido. É vender uma visão de futuro sobre a organização. É incentivar os membros da empresa em torno dos objetivos que são almejados.

A liderança não é um papel executado exclusivamente pelos chefes ou gerentes.

O líder não é, necessariamente, o superior hierárquico, o chefe.

Gerente: Foca na estrutuda, baseia-se no controle, administra, é uma cópia, mantém.
Líder: Foca nas pessoas, inspira confiança, inova, é um original, desenvolve.

Tipo de PoderDescrição
Poder coercitivoQuem detém este poder pode punir através de sanções, de penas, de castigos. O medo da punição altera assim o comportamento das pessoas.
Poder de recompensaNeste tipo o poder se exprime pela capacidade do detentor do poder de incentivar através de salários, de bônus, de prêmios às outras pessoas. Desta forma ele pode alterar o comportamento das pessoas de maneira positiva.
Poder de Posição (ou Poder Legítimo)Este tipo é derivado da posição hierárquica na organização, da estrutura formal da empresa. É o tipo de poder que os superiores hierárquicos detêm.
Poder referente ou carismáticoÉ decorrente de uma percepção positiva das pessoas sobre alguém, geralmente um herói, um líder. Como muitos admiram sua personalidade, suas ideias, são influenciadas por esta pessoa.
Poder de competênciaEste tipo se origina do reconhecimento de que uma pessoa detém um know-how, um conhecimento especial que o diferencia dos demais em algum tema. Esta competência em uma área específica gera uma “obediência” por parte dos outros, quando o assunto for ligado a esta área.

(CESPE – TJ-PA)

O gestor de um órgão público exerce sua liderança sobre a equipe por meio de ações de reconhecimento público dos trabalhos realizados pelos servidores, troca de favores pessoais e premiações.

Nessa situação hipotética, o tipo de poder exercido por esse líder se dá mediante:

A) recompensa
B) coerção
C) competência
D) informação
E) delegação

Gabarito: A) recompensa

Teoria de Traços

Ela se baseia em uma noção antiga de que os líderes teriam certos “traços” de personalidade que os definiriam, que seriam característicos destas pessoas.
Ou seja, a teoria dizia que será possível de certa forma “mapear” quais seriam estas características e, após isso, poderíamos buscar pessoas semelhantes na população, para que fossem alçadas ao papel de liderança.

No entanto, isso não garante que a pessoa seja um bom líder.

Estilos

Analisam o que os líderes fazem. Ou seja, passaram a buscar entender as características comportamentais dos líderes eficazes.
Uma diferença importante entre essas abordagens, em comparação com a teoria dos traços, é a de que ocomportamento do líder pode ser aprendido.

  1. Autocrático: Controla rigorosamente seus empregados. Toma todas as decisões e não delega nada!
  2. Democrático: Seria aquele que contaria com a participação de sua equipe na tomada de decisões. Seria um controle compartilhado, feito em conjunto. Existiria um nível de delegação de autoridades e responsabilidades pelo líder.

Consultivo e Participativo

  1. Liberal ou “laissez-faire”: É o estilo em que existe pouco ou nenhum controle do líder sobre seus empregados. A equipe tem liberdade quase total de “tocar” o trabalho como melhor escolher. A liderança teria somente um papel consultivo, de um esclarecedor de dúvidas e de fornecedor dos recursos para as tarefas.

Abordagem contingencial

Após críticas à teoria comportamental, surgiram as teorias contingenciais, que destacam a influência do ambiente no processo de liderança. Defendem que não há um líder ideal para todas as situações e que a eficácia depende da capacidade do líder de adaptar seu estilo conforme o contexto. Além do ambiente, também são considerados o comportamento do líder e a maturidade dos liderados como fatores determinantes.

Transacional e Transformacional

Liderança transacional é aquela onde existe uma relação de troca entre líder e subordinado. Seu nome vem exatamente desta troca, de transação! O líder define as metas que devem ser alcançadas e promete os “prêmios” caso os objetivos sejam atingidos.

Liderança transformacional, o papel do líder é de inspirador de seus subordinados. Esse líder busca que seus liderados transcendam seus objetivos pessoais em benefício da organização!

Ele não se apoia somente nas recompensas materiais para motivar os seus liderados, mas usa também outros aspectos, como a visão, os valores compartilhados e as ideias para que seus subordinados se superem

Liderança Situacional

A teoria diz que a “chave do sucesso” da liderança está na escolha correta de um estilo de liderança que esteja adequado ao nível de maturidade dos funcionários.

Um líder é adaptável (ou adaptativo) quando consegue variar o estilo de liderança de acordo com o contexto.
Os líderes teriam quatro “estilos” ou comportamentos possíveis, de acordo com a combinação dos fatores tarefa e relacionamento: direção, delegação, persuasão e participação.

Exemplo:

Um líder percebe que sua nova estagiária tem pouca experiência, mas está muito motivada.
Ele adota um estilo diretivo, explicando passo a passo o que deve ser feito.