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ITIL 4

É um guia de melhores práticas para gerenciamento de serviços de T.I.

  • Nâo é preescritivo e não é uma metodologia.

Princípios Orientadores

  1. Foque no Valor: Deve criar valor para as partes interessadas.
  2. Comece onde está: Não é necessário começar do zero.
  3. Progrida iterativamente com feedback: Não faça tudo ao mesmo tempo.
  4. Colabore e promova visibilidade: Parcerias são ótimas (melhores resultados) / Transparência.
  5. Pense e trabalhe de forma holística: Considere o serviço como um todo.
  6. Mantenha a simplicidade e praticidade: Se um processo não produz valor, elimine-o
  7. Otimize e automatize: Use os recursos da melhor forma possível.

Modelo de Quatro Dimensões

O modelo de quatro dimensões considera perspectivas críticas para a promoção eficiente e eficaz de valor através de serviços e produtos:

  • Organizações e Pessoas: Cultura, competências, papéis e estrutura da organização.
  • Parceiros e Fornecedores: Relacionamentos com terceiros que impactam a entrega de serviços.
  • Informação e Tecnologia: Sistemas, ferramentas, bases de conhecimento e segurança da informação.
  • Fluxos de Valor e Processos: Como os serviços são entregues e otimizados para gerar valor.

Fatores que influenciam: Políticos, sociais, econômicos, tecnológicos, ambientais, legais.

Cadeia de Valor de Serviço (CVS)

Sistema de Valor de Serviços

Modelo que representa o modo como componentes e atividades de uma organização funcionam em conjunto para facilitar a criação de valor.

Fluxo:

AtividadeDefinição em uma frase – Objetivo principal
Engajar (Engage)Construir um entendimento comum com as partes interessadas e manter relacionamentos positivos.
Planejar (Plan)Assegurar uma visão compartilhada do direcionamento estratégico e status atual dos serviços.
Projeto e Transição (Design and Transition)Garantir que produtos e serviços atendam às expectativas de qualidade, custo e tempo de entrega.
Obter ou Construir (Obtain/Build)Assegurar que componentes de serviço estejam disponíveis conforme necessário e preparados para uso.
Entregar e Suportar (Deliver & Support)Garantir que os serviços sejam entregues e suportados conforme acordado com os consumidores.
Melhorar (Improve)Continuamente melhorar produtos, serviços, práticas e todos os componentes envolvidos na entrega de valor.

Elementos do Sistema de Valor

  • Princípios Orientadores
  • Governança
  • Cadeia de Valor de Serviço
  • Práticas
  • Melhoria Contínua

Entrada: Oportunidade e Demanda Saída: Valor


Práticas de Gerenciamento Geral

Práticas relacionadas com a governança e alta adiministração.

  • Gerenciamento da Arquitetura: Entender os elementos que compõe a organização e sua interação.
  • Melhoria Contínua: Melhoria dos elementos envolvidos no gerenciamento de produtos e serviços conforme as necessidades de negócio.
  • Gerenciamento da Segurança da Informação: Proteção da organização e gerenciamento de riscos à confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações.
  • Gerenciamento do Conhecimento
  • Medição e Relatórios: Para respaldo de boas decisões e melhoria contínua, reduzindo as incertezas.
  • Gerenciamento de Riscos
  • Gerenciamento Financeiro de Serviços
  • Gerenciamento da Estratégia
  • Gerenciamento de Fornecedores
  • Gerenciamento de Talentos e Força de Trabalho
  • Gerenciamento da Mudança Organizacional
  • Gerenciamento de Portfólio
  • Gerenciamento de Projetos
  • Gerenciamento de Relacionamentos

Práticas de Gerenciamento de Serviços

A unidade de tecnologia em si.

  • Gerenciamento da Disponibilidade
  • Análise de Negócio
  • Gerenciamento do Desempenho e da Capacidade
  • Controle de Mudanças
  • Gerenciamento de Incidentes: Para minimizar o impacto negativo de incidentes, restaurando a operação normal de serviços.
  • Gerenciamento de Ativos de TI
  • Gerenciamento de Eventos e Monitoramento: Observação sistemática de serviços e componentes, e registro de mudanças de estado identificadas como evento.
  • Gerenciamento de Problemas: Reduz o impacto dos incidentes através da identificação de suas causas reais e potenciais e gerenciamento de soluções de contorno.
  • Gerenciamento de Liberações
  • Gerenciamento de Catálogo de Serviços
  • Gerenciamento de Configuração de Serviços
  • Gerenciamento de Continuidade de Serviço
  • Desenho de Serviço (ou Projeto de Serviço)
  • Central de Serviço: Captura a demanda de resolução de (incidentes e requisições de serviços).
  • Gerenciamento de Nível de Serviço: Define metas para o desempenho do serviço, a entrega é devidamente avaliada, monitorada e gerenciada.
  • Gerenciamento de Requisição de Serviço: Suporta a qualidade acordada de um serviço por meio do tratamento de todas as requisições de serviço predefinidas.
  • Teste e Validação de Serviço: Garante que produtos e serviços novos ou modificados atendam aos requisitos definidos.

Práticas de Gerenciamento Técnico

Pessoal que mete a mão na massa.

  • Gerenciamento da Implantação: Gerencia a implantação de hardware e software.
  • Gerenciamento de Plataforma e Infraestrutura: Supervisiona a infraestrutura e plataformas utilizadas.
  • Gerenciamento e Desenvolvimento de Software: Garante que o desenvolvimento atenda à necessidade das partes interessadas.

Termos e conceitos

TermoDefinição
ServiceMeio de entregar valor ao consumidor, facilitando a obtenção de resultados.
ValueBenefício percebido pelo consumidor com base na utility e warranty.
UtilityO que o serviço faz — atende a uma necessidade ou remove uma limitação.
WarrantyComo o serviço é entregue — segurança, capacidade, desempenho, disponibilidade.
OutputEntregável específico e tangível de um serviço.
OutcomeResultado obtido com o uso do serviço — foco em benefício ao cliente.
Co-creation of valueValor criado conjuntamente entre provedor e consumidor.

Oferta de Serviço

Uma Oferta de Serviço é uma descrição formal de um ou mais serviços, projetados para atender às necessidades de um grupo de consumidores-alvo. Ela pode incluir:

  • Bens (Goods): Itens tangíveis fornecidos ao consumidor, como hardware ou software.

  • Acesso a Recursos (Access to Resources): Permissão para utilizar recursos do provedor, como servidores ou aplicativos, sem transferência de propriedade.

  • Ações de Serviço (Service Actions): Atividades realizadas pelo provedor para facilitar os resultados desejados pelo consumidor, como suporte técnico ou manutenção.