Pular para o conteúdo principal

Indicadores de Desempenho

Concotrle

O controle é um processo cíclico e interativo que envolve o estabelecimento de padrões de desempenho, a avaliação e a comparação do desempenho com o padrão e ações corretivas.

Deve ser adaptável, dinâmico e orientado para resultados, permitindo ajustes às mudanças no ambiente interno e externo. A rigidez excessiva pode levar à burocratização, limitar a criatividade e dificultar a capacidade da organização de responder a novos desafios.

Indicadores

  • Eficiência: Mede a relação entre insumos e produtos.

Se relaciona com o uso dos recursos que temos disponíveis para atingir nossos objetivos.

  • Eficácia: Avalia se o objetivo foi alcançado.

Aqui, qualidade pode estar associada à aderência ao resultado esperado.
Ex: Um hospital que realiza 100% das cirurgias planejadas (eficaz), mas com complicações — ou seja, entrega, mas não com qualidade.

  • Efetividade: impacto real na sociedade ou no público-alvo. Ex: Um hospital que faz as cirurgias e os pacientes se recuperam bem — isso é efetividade, logo, qualidade real.

De acordo com o Ministério do Planejamento, os componentes básicos de um indicador são:

Medida: grandeza qualitativa ou quantitativa que permite classificar as características, resultados e consequências dos produtos, processos ou sistemas; ✓ Fórmula: padrão matemático que expressa à forma de realização do cálculo;
Índice (número): valor de um indicador em determinado momento;
Padrão de comparação: índice arbitrário e aceitável para uma avaliação comparativa de padrão de cumprimento; e
Meta: índice (número) orientado por um indicador em relação a um padrão de comparação a ser alcançado durante certo período.

Variáveis dos Indicadores

Custo – quanto está custando a ação? Qual é o custo unitário? Qual o custo global?
Tempo – O programa ou ação está dentro do prazo estimado? Cada tarefa está sendo executada em quanto tempo?
Quantidade – A produção total atingiu os números esperados? A demanda dos usuários está sendo atendida?
Qualidade – Os clientes estão satisfeitos? Os requisitos de qualidade estão sendo observados?

Tipologias

1. Indicadores Estratégicos - Seriam relacionados aos objetivos estratégicos descritos no planejamento estratégico da instituição. Assim, eles informam o “quanto” a organização se encontra na consecução da sua visão de futuro.

2. Indicadores de Projeto - Seriam relacionados com a aferição de como o projeto, um esforço temporário e que visa gerar um produto exclusivo (único), está sendo desenvolvido.

3. Indicadores de Processos - Seriam a representação objetiva de características do processo que devem ser acompanhadas ao longo do tempo para avaliar e melhorar o seu desempenho. Eles mediriam a eficiência e a eficácia dos processos.

4. Indicadores de Qualidade - Medem como o produto ou serviço é percebido pelo cliente e a capacidade do processo em atender os requisitos dos clientes. Podem ser aplicados para a organização como um todo, para um processo ou para uma área. Devem ser baseados em pesquisa de opinião.

5. Indicadores de Produtividade - Seriam ligados à eficiência, e estariam dentro dos processos e tratariam da utilização dos recursos para a geração de produtos e serviços.

6. Indicadores de Efetividade - Mediriam as consequências dos produtos ou serviços em relação ao cliente ou à sociedade.

7. Indicadores da Capacidade - Medem a capacidade de resposta de um processo por meio da relação entre as saídas produzidas por unidade de tempo.