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Gestão de Conflitos

Visões

Visão tradicional - Conflito é associado a termos como violência, destruição e irracionalidade. Deve ser evitado a todo custo.

Relações humanas - Conflito é um fato natural da vida, algo inevitável e que deve ser aceito.

Interacionista - Conflito deve ser aceito, até encorajado, pois é necessário para que o desempenho do grupo seja positivo.

dica

As bancas costumam cobrar mais a visão interacionista.

Conflitos Funcionais e Disfuncionais

Quando o nível do conflito é razoável, moderado, ele pode promover um ambiente de maior criatividade no trabalho, de maior entrega dos funcionários.

Desta forma, quando o conflito é bem gerenciado ele pode se tornar um aspecto positivo para a instituição.
Seria, portanto, um conflito funcional ou positivo.

Já quando o conflito é muito grande, isto com certeza não ocorrerá.
A equipe passará grande parte de seu tempo resolvendo os conflitos e “guerreando” entre si, ao invés de reverter esta energia para atingir os objetivos da empresa. Assim sendo, o conflito é disfuncional quando prejudica a organização. Isto acontece quando o nível de conflitos é muito baixo ou muito alto.

O objetivo do gestor deve ser administrar os conflitos de forma que promovam a criatividade, a inovação e um alto desempenho.

Conflito Funcionais - Gera criatividade, maior entrega da equipe e cooperação.

Conflitos Disfuncionais - Quando o nivel de conflito é muito baixo, gera acomodação. Quando o nível é muito alto, gera perda de tempo e esforço da equipe.

Conflitos Substantivos e Emocionais

Conflitos Substantivos - desentendimentos sobre objetivos antagônicos, recursos escassos etc.

Um conflito é substantivo quando existe algum desentendimento sobre algo concreto.

Emocionais - desentendimentos baseados em sentimentos negativos, como: antipatia, agressividade, medo etc.

Quando simplesmente não gostamos da pessoa ou não nos sentimos confortáveis em sua presença.