Pular para o conteúdo principal

Desenvolvimento Organizacional

Treinamento

O treinamento é um processo cíclico, voltado para tarefas atuais, que é composto de quatro etapas.

EtapaDescrição
1.ProgramaçãoNeste momento a equipe deve diagnosticar as necessidades de treinamento, além de escolher qual será o treinamento necessário, quando deverá ser efetuado, por quem e para quem, entre outros fatores. Desta forma, é o planejamento do processo de treinamento.
2.OrganizaçãoNesta etapa os recursos necessários (desde instrutores, salas de aula, materiais, etc.) devem ser registrados, de forma que a organização possa reservar os recursos disponíveis e planejar a aquisição dos que ainda não tiver.
3.ImplantaçãoÉ a execução do treinamento em si. Ou seja, nesta etapa o treinamento é efetuado.
4.AvaliaçãoNeste momento serão avaliados os resultados do treinamento, ou seja, se os objetivos foram ou não atingidos. Desta maneira, deverão ser medidos os efeitos do treinamento no comportamento dos funcionários no trabalho. Exemplos de Indicadores: Melhorias na Produtividade, satisfação do cliente, otimização dos processos e custos, etc.

Tipos de avaliação

  1. Reação (satisfação) - também conhecida como “teste do sorriso” ou “reação do aprendiz” é apenas um dos tipos e mede a satisfação quanto à experiência do treinamento de forma geral: qualidade do instrutor, das atividades, do ambiente, dos recursos utilizados etc.
  2. Aprendizado (aprendizagem) - avalia o treinamento quanto ao nível de aprendizagem, aquisição de novos conhecimentos e habilidades.
  3. Impacto no comportamento / desenvolvimento - avalia o impacto gerado no ambiente de trabalho a partir da aquisição de novas habilidades e conhecimentos.
  4. Impacto nos resultados da organização - mede o impacto do treinamento nos resultados do negócio.
  5. Retorno do Investimento - Mostra o valor agregado à organização em termos de retorno sobre o investimento com o treinamento.

Desenvolvimento

Se preocupa com as habilidades e capacidades que serão exigidas dos funcionários futuramente.

O desenvolvimento de pessoas visa o médio e longo prazo, focando na preparação dos colaboradores para os desafios futuros e no fortalecimento de competências estratégicas. Seu objetivo é a capacitação para a carreira, promovendo vantagem competitiva para a organização. A empresa pode adotar uma postura:

  • Reativa, agindo somente após identificar falhas; ou
  • Prospectiva (proativa), antecipando necessidades e se preparando para o futuro.

Coaching e Mentoring

Coaching é um processo conduzido por um profissional mais experiente (geralmente interno) que atua como guia para desenvolver a autoconfiança, autonomia e desempenho do colaborador no curto prazo, com foco nas atividades atuais e na gestão de carreira.

Mentoring, por sua vez, é uma orientação de longo prazo, voltada ao desenvolvimento pessoal e psicológico do funcionário, sendo geralmente realizado por um profissional externo e não hierárquico, com foco estratégico e na evolução contínua do mentorado.

Educação Corporativa

A educação corporativa é um sistema de formação de pessoas pautado por uma gestão de pessoas com base em competências, devendo, portanto, instalar e desenvolver nos colaboradores (internos e externos) as competências consideradas críticas para a viabilização das estratégias de negócio, promovendo um processo de aprendizagem ativo e permanente vinculado aos propósitos, valores, objetivos e metas empresariais.

Princípios da Educação Corporativa

PrincípiosDescrição
CompetitividadeA organização deve buscar aumentar sua competitividade através da educação. Esta irá aumentar as competências dos funcionários e a empresa, com empregados mais capazes, alcançará vantagens frente aos seus competidores.
PerpetuidadeA organização deve entender a educação não só como um processo de desenvolvimento e realização do potencial intelectual, físico e espiritual em cada membro, mas também como um processo de reprodução ou até mesmo transformação das crenças e valores organizacionais, de modo a perpetuar a existência da empresa.
ConectividadeA empresa deve incentivar a troca de experiências, informações e conhecimentos de modo que esta interação dos membros com seus pares, dentro e fora da empresa, ocorra de maneira que gere uma melhora na gestão de conhecimentos da organização.
DisponibilidadeA aprendizagem deve ocorrer facilmente e a qualquer hora, de modo que os conhecimentos sejam disponibilizados e acessados a qualquer hora, de maneira rápida e fácil.
CidadaniaDeve existir um estímulo ao exercício de uma cidadania individual e corporativa, de modo que os membros tenham capacidade de refletir sobre sua realidade e propor mudanças contínuas, além de atuarem com ética e responsabilidade corporativa.
ParceriaO desenvolvimento contínuo das competências dos colaboradores é uma tarefa complexa. Assim, a organização deve criar e manter parcerias internas e externas de modo a educar seus membros.
SustentabilidadeA educação corporativa deve ser um centro gerador de resultados para a organização, sempre agregando valor ao negócio. Além disso, deve buscar parceiros e recursos externos, sempre que possível, para que seja autossustentável.

Pedagogia e Andragogia

A pedagogia pode ser definida como a arte de ensinar as crianças.

A andragogia seria a arte de ajudar os adultos a aprenderem.

Cebraspe

1.Utilizados para capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional das pessoas na organização, os processos relacionados ao desenvolvimento de pessoas devem restringir-se a aprendizagens ligadas ao contexto do trabalho, para que não haja desperdícios de recursos com aprendizados com foco no desenvolvimento pessoal.

Errado.

2.Treinamento refere-se à promoção de aprendizagem para os trabalhadores, com o propósito de fortalecer as ações educacionais da organização e os programas de melhorias de carreiras.

Errado.

Pesquisar na matéria de "Gestão de Pessoas" e não em administração.