Comportamento Grupal e Intergrupal
Trabalho em Equipe
Grupo de Pessoas: Um conjunto de dois ou mais indivíduos que estabelecem contatos pessoais, significativos e propositais, uns com os outros, em base de continuidade, para alcançar um ou mais objetivos comuns.
Grupo formal: podem ser visualizados pela estrutura organizacional, ou seja, pelos componentes de cada setor ou departamento.
Grupo informal: Não é facilmente identificado. Estes grupos são formados por pessoas que têm interesses comuns, relacionamentos de amizade etc.
Formação dos Grupos
Os grupos são formados em um processo de quatro a cinco fases: formação, erupção, normalização,realização e encerramento (nos casos em que isto acontece)
1) Formação: Pessoas se conhecem e as regras de funcionamento e comportamento dentro do grupo são estabelecidas.
2) Erupção ou Tormenta: Formação dos primeiros conflitos, geralmente relacionados com a disputa pelo controle do poder e restrições ao individualismo.
3) Normalização: Já existe uma coesão dentro do grupo e o relacionamento já está mais firme. Está claro para seus membros quais são os comportamentos aceitáveis dentro do grupo.
4) Realização ou Desempenho: Estrutura do grupo já está plenamente funcional e as energias já são gastas na realização das atividades.
5) Encerramento ou Desintegração: Aqui o grupo já se prepara para terminar seu trabalho e entregar seu resultado final.
As bancas cobram essa ordem e os conceitos de cada.
Grupos versus Indivíduos
Nem sempre a decisão em grupo funciona melhor do que a decisão individual.
Vantagens da Decisão em Grupo
- Grupos geram informações mais completas e mais conhecimento.
- Oferecem maior diversidade de pontos de vista.
- Geram decisões de alta qualidade - Evidências apontam que os grupos quase sempre superarão mesmo os melhores indivíduos.
- Levam a uma maior aceitação das decisões.
Desvantagens da Decisão em Grupo
- Consomem mais tempo.
- Pressão da conformidade em grupos. O desejo que as pessoas têm de serem aceitas no grupo pode levar a uma busca por evitar qualquer discussão mais aberta e reduzir possibilidade de novas ideias.
- Grupos podem ser dominados por poucos membros. Se um grupo é dominado por pessoas com baixa habilidade e/ou capacidade, a efetividade do grupo irá cair.
- Diluição da responsabilidade pelos resultados.
Estrutura dos Grupos
As principais variáveis estruturais de um grupo são:
- Liderança formal, papéis, desempenho de papel, normas, status do grupo, tamanho, composição e seu grau de coesão.
Liderança Formal
Cada grupo tem um líder formalmente indicado pela organização, que pode ser o gerente, o chefe, o supervisor, etc.
É diferente de líder que pode ser qualquer pessoa.
Papéis
É um conjunto de atividades e comportamentos solicitados de um membro da organização que ocupa um determinado posto ou posição.
Desempenho de papel
Cada membro de um grupo desempenha um papel, como vimos acima. O desempenho de cada papel sofre diversas influências:
✓ Identidade de papel – relacionada com as atitudes e os comportamentos da pessoa e que são consistentes com o papel assumido;
✓ Percepção de papel – Refere-se à visão pessoal sobre como a pessoa deve agir em determinada situação com base na interpretação de como ela acredita que deve se comportar;
✓ Expectativa de papel – é a maneira como os outros acreditam que a pessoa deve reagir em determinada situação;
✓ Conflito de papéis – quando uma pessoa se confronta com diferentes expectativas associadas aos papéis que ela desempenha, o resultado é o conflito de papéis. De certa forma, todos nós enfrentamos o conflito de papéis.
Normas
As normas são os padrões aceitáveis de comportamento que são compartilhados pelos membros de uma organização.
Status do Grupo
O status significa a importância que seus membros dão ao grupo e aos seus participantes.
Quanto mais valor percebido, maior será o desejo de participar do mesmo.
Tamanho do grupo
As evidências apontam que grupos menores são melhores na realização de tarefas.
Já para resolver problemas, grupos maiores atingem melhores resultados.
Composição do grupo
-
Grupos homogêneos - Pessoas mais assemelhadas, com menor diversidade.
-
Grupos heterogêneos - Pessoas diferentes, com históricos, formações, gêneros diferentes. Com isso, contam com uma diversidade de conhecimentos e habilidades que os habilitam a lidar melhor com os diversos problemas que o grupo pode enfrentar.
Grau de coesão
O grau de coesão se refere ao grau em que as pessoas são atraídas entre si e motivadas a permanecer no grupo.
Quanto mais coeso o grupo é, maior a sua produtividade tende a ser.
Equipes
É um grupo de pessoas com habilidades complementares e que trabalham em conjunto para alcançar um propósito comum pelo qual são coletivamente responsáveis. As equipes superam os grupos normais quando uma atividade demanda múltiplas habilidades, maior capacidade de análise e de experiência.
Uma equipe seria, portanto, uma evolução dos grupos de trabalho.Toda equipe é um grupo, mas nem todo grupo é uma equipe.
Diferenças principais entre grupos e equipe:
O objetivo do grupo é trocar informações, sem sinergia, responsabilidade individual, habilidades randômicas e variadas, relacionamento informal.
A equipe foca no desempenho coletivo, sinergia positiva, responsabilidade coletiva, habilidades complementares e relacionamento coeso.
Tipos de Equipe - Robbins
- Equipes de soluções de problemas: Formadas por pessoas do mesmo departamento para analisar melhorias de qualidade e eficiência, mas sem autonomia para implementar mudanças.
- Equipes Multifuncionais: Membros de diferentes departamentos, geralmente do mesmo nível hierárquico, trabalham juntos em atividades específicas, como forças-tarefa.
- Equipes autogerenciadas: Funcionários que realizam atividades interdependentes, assumindo responsabilidades de supervisores, como planejamento e controle de resultados.
- Equipes virtuais: Usam tecnologia (e-mails, videoconferências) para colaborar à distância, podendo incluir membros de diferentes locais e organizações.
- Equipes funcionais: Pessoas que executam tarefas similares, numa mesma unidade organizacional.
Para que uma equipe tenha sucesso, são necessárias algumas habilidades: Comunicação, autogerenciamento, liderança, responsabilidade, apoio à diversidade, retroação e avaliação, planejamento estratégico, resolução de conflitos e desfrutar o trabalho.
Criação de Equipes
De acordo com Robbins, são quatro os principais fatores para se ter uma equipe eficaz:
1) O contexto
2) A composição
3) O processo
4) Projeto de trabalho
Fatores de contexto
Os fatores de contexto englobam os recursos adequados para que a equipe alcance seus resultados, como materiais, informações, equipamentos e ferramentas, pessoal capacitado, suporte administrativo, dentre outros. Outro fator seria a liderança e a estrutura.
Elementos: Recursos adequados, liderança e estrutura, clima de confiança e Sistema de avaliação de desempanho e recompensas.
Fatores de composição
Esses fatores são relativos aos membros da equipe, como devem ser selecionados. A qualidade dos membros é um ponto vital: o desempenho da equipe depende de pessoas com conhecimentos, habilidades e atitudes dos seus membros.
Elementos: Qualidade dos participantes, personalidade, distribuição dos papeis e diversidade.
Fatores de processo
- Com objetivos comuns há um direcionamento dos esforços.
- A confiança é muito imporante.
- Os níveis de conflito devem estar na medida certa.
- A folga social significa a sinergia negativa e equipes com uma folga social grande não desempenham bem.
Elementos: Objetivos comuns, metas específicas, confiança, níveis de conflito e folga social.
Fatores de Projeto no trabalho
Todos nós precisamos de algum nível de autonomia para que possamos desempenhar bem nossas atividades.
Devemos ter a liberdade de usar diversas habilidades ao nosso dispor para executar bem as nossas tarefas (variedade de habilidades), pois muitas vezes existem vários caminhos possíveis para alcançar um resultado.
Outro aspecto importante é a habilidade de poder executar por inteiro uma atividade ou tarefa (identidade de tarefa), tendo consciência de como nosso trabalho é importante e do valor que agregamos aos demais membros da equipe.
Essa noção de que o nosso trabalho e a atividade/tarefa que desempenhamos é importante para a organização ou para outros membros também é significativa e é chamada de significado da tarefa.
Elementos: Autonomia, variadede de habilidades, identidade de tarefas, saginificado da tarefa.
(TRT SC - Analista)
Para a criação de equipes eficazes é preciso que se considerem variáveis de contexto, composição e de processos. É uma variável de processos de equipe, fortemente relacionada ao seu desempenho:
a) Nível de conflito.
b) Liderança.
c) Tamanho da equipe.
d) Alocação adequada de papéis.
Mostrar resposta.
Competência Interpessoal
Competência interpessoal é a habilidade de lidar eficazmente com relações interpessoais, de lidar com outras pessoas de forma adequada às necessidades de cada um e às exigências da situação.
Percepção envolve a capacidade de entender qual é a realidade das situações interpessoais.
Uma pessoa com alta percepção consegue compreender não só a si mesma (e suas qualidades e limitações), bem como entender e conhecer aos outros.
Habilidade propriamente dita é a capacidade de se comportar sempre de maneira adequada frente aos outros.
Comportamento receptivo e defensivo
Comportamento defensivo - Baseado em desconfiança, aponta falhas no outros para proteger suas fraquezas, dificuldade de entender o outro, distorce os sentidos das mensagens.
Comportamento receptivo - Pessoa com mente aberta, sem prejulgamento, aberto a possibilidades.
Empatia e compreensão mútua
Empatia É a capacidade de compreender os sentimentos de outra pessoa.
(Não é a mesma coisa que simpatia)
Compreensão mútua É o resultado da empatia. Quando há compreensão mútua é porque ocorreu uma boa comunicação.