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BSC

Balanced Scoredcard

O Balanced Scorecard é, atualmente, uma das principais ferramentas de gestão da estratégia das organizações públicas.

“Na gestão estratégica competitiva, o alinhamento e controle estratégicos são suportados pela ferramenta balanced scorecard (BSC), pela qual se elaboram medidas financeiras e não-financeiras que possibilitam o desdobramento das estratégias a serem implementadas.”

Perspectiva financeira – Analisa o negócio do ponto de vista financeiro. Relaciona-se normalmente com indicadores de lucratividade5, como receita líquida, margem líquida, retorno sobre o investimento, entre outros. Indica se a estratégia da empresa está se traduzindo em resultados financeiros;

Perspectiva dos clientes - Neste ponto de vista, busca-se identificar os segmentos (de clientes e de mercados) em que a empresa atuará e as medidas de desempenho que serão aceitas. Geralmente envolve indicadores como: satisfação dos clientes, retenção de clientes, lucro por cliente e participação de mercado. Esta perspectiva possibilita ao gestor as estratégias de mercado que possibilitarão atingir resultados superiores no futuro;

Perspectiva de processos internos – Identifica os processos críticos que a empresa deve focar para ter sucesso. Ou seja, mapeia os processos que causam o maior impacto na satisfação dos consumidores e na obtenção dos objetivos financeiros da organização. Devem ser melhorados os processos existentes e desenvolvidos os que serão importantes no futuro;

Perspectiva do aprendizado e do crescimento – Identifica as medidas que a empresa deve tomar para se capacitar para os desafios futuros. As principais variáveis são as pessoas, os sistemas e os procedimentos organizacionais. Desta forma, as empresas devem treinar e desenvolver seu pessoal, desenvolver sistemas melhores e procedimentos que alinhem os incentivos aos objetivos corretos.

O Balanced Scorecard é um mecanismo para a implementação da estratégia, não para sua formulação. O foco está no alinhamento com a missão, visão e os objetivos, visando a implementação das estratégias, a satisfação do cliente, a melhoria dos processos internos e o aprendizado e crescimento organizacional.

Na visão dos autores, o BSC deveria ser mais do que uma coleção de indicadores críticos. Desta forma, o BSC deve incorporar uma série de relacionamentos de causa e efeito e uma mistura de indicadores de desempenho e os vetores que levam a estes desempenhos.

  • Os objetivos estratégicos definidos no mapa estratégico devem ser desdobrados em iniciativas estratégicas, que são ações, projetos ou programas concretos voltados para o alcance desses objetivos.

Porém, não há limitação de que cada objetivo tenha apenas uma iniciativa. Pelo contrário:

Um mesmo objetivo pode demandar várias iniciativas para ser plenamente atingido.
As iniciativas podem ser complementares, ocorrendo em paralelo ou em etapas.
O foco é na efetividade da execução da estratégia, e não na quantidade de iniciativas.

Mapa Estratégico

Os mapas estratégicos são ferramentas que auxiliam na comunicação e visualização das estratégias gerenciadas pelo Balanced Scorecard9. Através do Mapa Estratégico, conseguimos “resumir” graficamente a missão, a visão, os principais objetivos estratégicos e os indicadores envolvidos.

“O mapa estratégico é a representação visual da história da estratégia de uma organização”.

A visualização e a comunicação das principais “diretrizes” da estratégia da instituição são fundamentais para que as pessoas compreendam qual é o “caminho” a seguir e consigam “alinhar” suas ações e atividades para que estes objetivos sejam atingidos.

Mapa Estratégico do TJPA (2021–2026)

SSH

No setor público, a perspectiva financeira geralmente é substituída por "Sociedade", pois o foco é o valor público.

Estrutura do Mapa Estratégico do TJPA (2021–2026)

O TJPA utiliza o modelo BSC adaptado com as seguintes três perspectivas:

  1. Sociedade

    Garantia dos Direitos Fundamentais

    Fortalecimento da Relação Institucional do Poder Judiciário com a Sociedade

  2. Processos Internos

    Agilidade e Produtividade na Prestação Jurisdicional

    Enfrentamento à Corrupção, à Improbidade Administrativa e aos Ilícitos Eleitorais

    Prevenção de Litígios e Adoção de Soluções Consensuais para os Conflitos

    Consolidação dos Sistema de Precedentes Obrigatórios

    Promoção da Sustentabilidade

    Aperfeiçoamento da Gestão da Justiça Criminal

    Aperfeiçoamento da Gestão Administrativa e da Governança Judiciária

  3. Aprendizado e Crescimento

    Aperfeiçoamento da Gestão de Pessoas

    Aperfeiçoamento da Gestão Orçamentária e Financeira

    Fortalecimento da Estratégia Nacional de TIC e de Proteção de Dados

Elementos do Mapa Estratégico TJPA

I - Missão, que determina a essência do Judiciário;

II - Visão, que descreve o perfil futuro a ser alcançado;

III - Valores, que são os atributos necessários para alicerçar o desenvolvimento do Poder Judiciário;

IV - Macrodesafios, que se constituem no núcleo do processo de planejamento estratégico, com vistas ao melhor desempenho do Judiciário e satisfação da sociedade na solução de seus conflitos;

V - Iniciativas Estratégicas, que delineiam caminhos institucionais para enfrentar os Macrodesafios e alcançar seus objetivos;

VI - Indicadores, que são formas de representação quantificável de características de produtos ou processos, utilizadas para acompanhar e melhorar os resultados ao longo do tempo;

VII - Metas, que são os resultados a serem atingidos em um dado limite de tempo, definindo um padrão ideal de desempenho a ser alcançado ou mantido.

Art. 3º São diretrizes para a elaboração do Planejamento Estratégico e para a Gestão Estratégica do Poder Judiciário do Estado do Pará:

I - Compreender o mesmo período de vigência da Estratégia Nacional do Poder Judiciário, de 2021-2026;

II - Observar o conteúdo temático dos Macrodesafios e das Diretrizes Estratégicas Nacionais do Poder Judiciário;

III - Observar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU);

IV - Definir pelo menos um indicador de resultado para cada Macrodesafio;

V - Incorporar, no que couber, os indicadores de desempenho estabelecidos na Estratégia do CNJ;

VI - estabelecer pelo menos uma meta para cada indicador nacional ou institucional.