Wordpress vs Joomla

Indeciso entre Wordpress ou Joomla ?

Embora existam toneladas de boas razões para usar o WordPress, reconhecemos que o WordPress não é o único sistema de gerenciamento de conteúdo que o ajuda a construir um site. Tanto o WordPress quanto o Joomla são sistemas de gerenciamento de conteúdo auto-hospedados, de código aberto, que existem há mais de 10 anos. Vou citar aqui os principais pontos para cada gerenciador:

Vantagens do WordPress

Facilidade de uso – o WordPress é geralmente considerado o sistema de gerenciamento de conteúdo mais fácil de usar, especialmente para não desenvolvedores.

  • Mais adequado para blogging – WordPress inclui uma distinção para “blog posts” vs “páginas estáticas” logo de saída, enquanto Joomla inclui apenas um único tipo de “artigo” que você pode manipular com categorias.
  • Extensibilidade – O WordPress tem, de longe, o maior ecossistema de plugins e temas, o que facilita a extensão do seu site com uma variedade de características diferentes.
  • Enorme comunidade de suporte – porque o WordPress é tão popular, é fácil encontrar ajuda através do enorme ecossistema de blogs, grupos do Facebook e desenvolvedores de sites de terceiros.
  • Custos de desenvolvimento mais baixos – esta enorme comunidade também significa que você pode, em geral, fazer o trabalho de desenvolvimento um pouco mais barato.

Vantagens do Joomla

Gestão de utilizadores mais avançada – Joomla oferece um sistema mais avançado para controles de acesso de utilizadores e gestão de utilizadores fora da caixa.

  • Flexível para diferentes tipos de conteúdo – os componentes e módulos do Joomla dão um pouco mais de flexibilidade para exibir tipos de conteúdo não-padrão.
  • Suporte multilingue – O Joomla tem suporte multilingue incorporado ao núcleo, enquanto o WordPress requer que você use um plugin de terceiros.
  • Modelos múltiplos – Joomla permite que você use diferentes modelos para diferentes partes do conteúdo, enquanto você só pode usar um tema WordPress.

Quantos Plugins e Temas o WordPress Tem?

Atualmente, o WordPress tem:

  • Mais de 54.000 plugins gratuitos no diretório oficial de plugins do WordPress.org, mais milhares de plugins premium.
  • Mais de 5.000 temas gratuitos no diretório oficial de plugins do WordPress.org, mais milhares de temas premium.

Quantas extensões e modelos tem o Joomla?

Atualmente, o Joomla tem:

  • ~8.000 extensões listadas na biblioteca oficial de extensões Joomla

Não há uma biblioteca oficial de modelos Joomla, por isso é difícil obter um número para os modelos Joomla disponíveis. No entanto, algumas pesquisas básicas no Google revelam uma riqueza de modelos Joomla (na sua maioria) premium.

Joomla vs WordPress: O que é melhor?

“O que é melhor?” por si só é uma pergunta imperfeita.Ambas as plataformas têm as suas vantagens e nenhuma delas é superior em 100% de todas as situações. Em vez disso, você deveria perguntar: “qual plataforma é melhor para as necessidades específicas do site que eu estou criando?

WordPress é provavelmente melhor para a grande maioria dos sites e deve ser sua escolha padrão para a maioria das situações porque:

  • É o sistema de gerenciamento de conteúdo mais fácil de usar, especialmente para não desenvolvedores
  • Você pode rapidamente se instalar e funcionar com um site atraente sem muitas horas/custos de desenvolvimento
  • É fácil encontrar ajuda gratuita e profissional se você se deparar com algum problema

Mas se você é um desenvolvedor, ou está disposto a contratar um, Joomla pode lhe dar mais flexibilidade para exibir diferentes tipos de conteúdo e gerenciar usuários. A única coisa a considerar aqui é que a quota de mercado do Joomla está a diminuir, o que não é o caso do WordPress ou do Drupal.

 

 

 

 

 

“Carpe diem, quam minimum credula postero”.